18/04/2009

Tieta (Rede Globo)


O maior sucesso da época: a novela Tieta, exibida pela rede Globo no horário nobre das 20 horas em 196 capítulos. Estreou na telinha no dia 14 de agosto de 1989 e ficou no ar até 31 de março do ano seguinte.
Contou com um elenco maravilhoso. A protagonista, Betty Faria, vivia a personagem que deu nome à novela.
Outros grandes nomes que participaram da trama: José Meyer (Osnar); Joana Fomm (Perpétua); Reginaldo Faria (Ascânio Trindade); Cássio Gabus Mendes (Ricardo); Yoná Magalhães (Tonha); Marcos Paulo, Arlete Salles, Paulo José, Ary Fontoura, Tássia Camargo, Paulo Betti, Luiza Tomé, Claudio Correia e Castro, Elias Gleizer, Claudia Alencar, Françoise Forton e muitos outros. Um elenco de peso!

Abertura da novela (performance da atriz Isadora Ribeiro; música de Luís Caldas "Tieta"):

Sinopse

A jovem Tieta é escorraçada da cidade pelo pai, o miserável Zé Esteves, inconformado com o comportamento liberal da menina e influenciado pelas intrigas da outra filha, a invejosa Perpétua. Rejeitada e humilhada, Tieta vai para São Paulo, fugindo do conservadorismo da população da pequena cidade de Santana do Agreste, no nordeste brasileiro.
Vinte e cinco anos depois, Tieta reaparece rica, exuberante e decidida a se vingar da família. No dia em que chega, o comércio se encontra fechado por causa de uma missa que está sendo rezada em sua memória. Vestida com calças de couro justíssimas, ela interrompe a celebração, chamando a atenção de todos na igreja e desfazendo o mal-entendido. Seu retorno acaba mudando a rotina de todos os moradores de Santana do Agreste. Os que a condenaram na juventude passam então a cortejá-la, seja pela sua fortuna, seja pela sua exuberância.
Para chocar ainda mais a família, Tieta se envolve com seu sobrinho seminarista Ricardo, filho da rancorosa Perpétua. Beata extremamente conservadora - sempre acompanhada das carolas Amorzinho e Cinira, ela guarda em seu armário uma misteriosa caixa branca.
Além da trama central, histórias paralelas conferem humor à trama. Como a de Imaculada, uma das "rolinhas" do coronel Artur da Tapitanga, prefeito da cidade, que dá abrigo, alfabetização e comida às meninas, em troca de favores sexuais. Já Carol é amante do coronel Modesto Pires, que a trata por "teúda e manteúda".
Sempre amparadas por Tieta, Tonha e Carmosina - filha da misteriosa Dona Milu - são suas amigas inseparáveis. A primeira consegue, com sacrifício, se libertar da perversidade de seu marido, o pai de Tieta, e se transforma numa estonteante mulher. Já a segunda descobre o amor e o sexo na maturidade.
Os Cavaleiros do Apocalipse são o grupo formado pelos inseparáveis amigos Timóteo - o galã que se sente frustrado por não ser mais solteiro, já que é casado com Elisa; Amintas, dono de uma casa de materiais de construção; Ascânio, que retorna à cidade desejando promover o progresso; e Osnar, ex-amante de Tieta e o mais conquistador do grupo.


Curiosidades

  • A novela foi um adaptação do romance de Jorge Amado, Tieta do Agreste. A história se passa numa cidadezinha nordestina chamada Santana do Agreste; algumas cenas e a abertura foram filmadas em Mangue Seco, litoral da Bahia, mas a novela em sim foi filmada numa cidade cenográfica localizada no Rio de Janeiro.
  • Como boa sergipana que sou, aqui vai uma curiosidade interessante: a pavimentação das ruas dessa cidade cenográfica tentou reproduzir o calçamento das vias da cidade de Laranjeiras, interior de Sergipe, e foram confeccionadas em fibra de vidro por artesãos sergipanos.
  • Na 1ª fase da novela, a atriz que interpretou Tieta foi Claudia Ohana. 25 anos mais tarde, quando ela voltou para Santana do Agreste, a personagem já era interpretada por Betty Faria.
  • Depois de sua volta triunfal, Tieta, no desenrolar da história, mantém um relacionamento amoroso com seu sobrinho Ricardo, interpretado por Cassio Gabus Mendes. Na época, a Igreja Católica tentou censurar a novela por considerar esse tipo de relacionamento uma afronta a seus preceitos.

Pra encerrar, um vídeo da volta de Tieta à cidade de Santana do Agreste, bem na hora em que toda a população rezava uma missa de luto em sua memória:

Fonte: Wikipedia

3 comentários:

Unknown disse...

Bons tempos em que tínhamos novelas interessantes :// Tieta bombou !!

Breno Océa disse...

Eita q a gente se acabava na mão nessa época, bons tempos
e atores fantásticos, falecido Armando Bogus

Marina disse...

mas voce ta ligada que essa abertura é montada né?
é a imagem original só que com outros nomes, provavelmente alguem fazendo uma brincadeira de familia (note que varios têm os mesmos sobrenomes)

Postar um comentário