07/05/2009

Psycho Fox

Um joguinho super divertido, lançado pela japonesa SEGA em 1989: Psycho Fox.

Sinopse

Um malvado deus, chamado Madfox Daimyojin, quer dominar o mundo (pra variar). Os habitantes do lugar, infelizes com as atitudes tiranas do deus, decidem mandar um herói para derrotá-lo, uma raposa chamada Psycho Fox. Essa raposa - muito bonitinha, por sinal - tem o poder de se transformar em outros três animais, usando um cajado mágico Shinto (Shinto Stick). Cada um desses animais possui uma habilidade específica. O macaco consegue pular mais alto que os outros; o tigre é o mais veloz e o hipopótamo, por ser mais pesado, é o mais lento e não consegue pular tão alto, mas é o mais forte e pode quebrar alguns tipos de rochas que bloqueiam passagens. A troca de personagens durante o jogo é muito útil, pois existem diversas paisagens ao longo das fases e cada uma, com uma dificuldade característica.

O nosso herói ainda pode encontrar um amiguinho no jogo que o ajuda muito: um passarinho chamado Birdfly, que lhe serve de escudo ou arma. Quando Psycho Fox é atingido por algum inimigo, se estiver carregando o Birdfly, ele não morre, apenas perde o pássaro.

Apesar de bonitinho, a jogabilidade deixa a desejar. Quando parados, os personagens demoram "na arrancada", o que pode ser fatal, muitas vezes. À medida em que começam a andar, vão ganhando velocidade e, para conseguir parar a tempo, primeiro você deve jogar muito para se acostumar. Além disso, quando eles pulam em alguma plataforma bem pequena, o jogador deve saber controlar bem o personagem com as setas direcionais para que ele não caia, o que também pode resultar em sua morte caso tenha água ou flechas debaixo da plataforma.









Em 1995, a Tec Toy lançou aqui no Brasil um jogo programado "por cima" do Psycho Fox, chamado "Sapo Xulé vs. Os Invasores do Brejo". A raposinha, no game brasileiro, é um sapinho, que pode se transformar numa tartaruga (o tigre do jogo original - sim, no joguinho brasileiro, a tartaruga é o mais veloz de todos os outros personagens), num camundongo (equivalente ao macaco do Psycho Fox) ou num porco (que seria o hipopótamo no jogo original). E a melhor de todas: ao invés de carregar o passarinho Birdfly, o Sapo Xulé carrega o seu tênis - cujo xulé consegue matar os inimigos. Sem comentários, né.

3 comentários:

Unknown disse...

Adooooooooooooooooooooooooooooooooroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Pô me lembro qd eu pedi pro meu pai comprar esse jogo.. gente eu virava horas qd eu era pequeno jogando essa rapozinha
poooxa
snif =/

Marina disse...

sapo chulé?! q pirataria descarada!!!

eu adorava o round 3 @@ dava pra ir com o tigrinho que era o meu favorito! corria feito a pé

Unknown disse...

e a fase do gelo? passe nela com o hipopótamo \o/

Postar um comentário