23/04/2009

Profissão: Perigo

Talvez o maior clássico da década de 80: o seriado "Profissão: Perigo". E sem qualquer falso moralismo: MacGyver era o cara! Quem assistiu a esse eletrizante seriado, exibido a partir de 1985, assina embaixo.

Relembrando a abertura do seriado na Rede Globo:
"Profissão Perigo" foi um grande sucesso aqui no Brasil. Angus MacGyver (que fez de tudo durante as temporadas pra esconder seu primeiro nome) trabalhava, no 1º ano da série, para o DXS (Departamento de serviços Externos, em português); no 2º, trabalhou para a Fundação Fênix, uma instituição contratada por várias empresas e até pelo governo para "resolver problemas".

A grande sacada do cara é que ele sempre resolvia tudo sem usar armas de fogo. Durante sua infância, MacGyver, que era representado pelo ator Richard Dean Anderson, sem querer, disparou uma arma de fogo que acertou um amigo seu e morreu. Traumatizado, ele preferiu manter distância desses brinquedinhos perigosos e arrumava várias outras maneiras para derrotar seus inimigos.

Físico por formação, ele se beneficiou dos profundos conhecimentos em química e física para montar armadilhas, desarmar bombas e até derrubar helicópteros! Auxiliado por seus inseparáveis objetos - o famoso canivete suíço e a fita adesiva (Silver Tape) - e dando a sorte de às vezes estar em um local cheio de quinquilharias bastante úteis, MacGyver usava e abusava de sua criatividade e inteligência e acabava atingindo seus objetivos. Vejam abaixo algumas das soluções bem "práticas" que ele executou:

1. Desarma míssil com auxílio de um clipe de papel;
2. Com um rifle, fósforos, elástico e galho de árvore, cria tiroteio "por controle remoto" para distrair o inimigo;
3. Amassa cano de uma pistola de sinalização para transformá-la em foguete de empuxo;
4. Torna raios laser visíveis com fumaça de cigarro;
5. Redireciona laser com lente de binóculo até raio atingir a própria fonte;
6. Ergue viga, dando nó em uma mangueira contra incêndios;
7. Detém vazamento de ácido fazendo-o reagir com dissacarídeos de chocolate (lactose e sacarose) para formar carbono elementar e resíduo grosso viscoso;
8. Cápsulas de remédio e sódio metálico são transformadas em pequena bomba.

Recentemente, foi divulgada uma notícia, dizendo que vai ser filmado um longa-metragem recontando a história desse astuto personagem; porém, nada foi confirmado ainda. Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui (site em inglês).

3 comentários:

Unknown disse...

Clássico dos clássicos ! MacGyver era mto ninja !! se vc desse um cotonete e um fósforo era capaz de ele fazer uma bomba atômica com isso ://////

Unknown disse...

O CARA!!!! Fora o tema de abertura q era Tom Sawyer do Rush \o/

Marina disse...

né de minha época nao #/

Postar um comentário